contato@bmaambiental.com.br+55 31 3649-1450 | +55 31 99781-6390

  • Português

FITORREMEDIAÇÃO

Por:BMA
Negócios

14

out 2020

Fitorremediação

Podemos tratar um efluente das mais variadas formas, uma delas é através da Fitorremediação.

E então o que é fitorremediação? De acordo com a Wikipédia, a enciclopédia livre, Fitorremediação é o processo que utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério, tal como o zinco, o cobre, o magnésio, entre outros. Um exemplo de área da natureza que está evidenciando a fitorremediação são os manguezais. As plantas presentes na purificação necessitam de raízes profundas para absorção das impurezas.

Ainda de acordo com a Wikipédia, os benefícios da fitorremediação são:

Econômico: é possível notar como esse recurso utiliza agentes de purificação orgânico, no caso, as plantas. Algumas espécies não necessitam de supervisão nem de interferência humana, atuam de forma autônoma na natureza sem a necessidade de um mediador. São inúmeros os benefícios do uso dessas plantas em locais poluídos, não só a água mas também os solos. As pessoas não adotam esse tipo de prática pois muitos não acreditam em sua eficácia, mesmo sendo algo cientificamente comprovado. É barato e não é necessário muitos cuidados.

Ambiental: o processo de fitorremediação não afeta o meio ambiente pois apresenta apenas material orgânico. Os poucos cuidados necessários para um bom funcionamento é a retirada de algumas plantas quando estiverem com aspecto sem vida. Apesar de lento, o processo é feito em larga escala, assim, com muitas plantas absorvendo pouco, tem-se no final uma quantidade elevada de matéria. Os impactos ambientais são quase zero, visto que as plantas absorvem os poluentes e necessitam ser removidas para que esses poluentes não retornem a superfície.

Na maioria dos casos, os elementos absorvidos pelas plantas, são necessários para sua própria vida, fechando o ciclo ambiental sem gerar novos resíduos.
Outro beneficio a ser considerado é o paisagístico, grandes jardins podem ser obtidos neste tipo de tratamento, proporcionando o embelezamento dos ambientes em questão.

A BMA Ambiental oferece o serviço de fitorremediação. Faça-nos uma consulta. Teremos satisfação em atendê-lo.


Compartilhe:

Av. Dr. Ângelo Teixeira da Costa, 755 Galpão A Distrito Industrial IV Santa Luzia – MG

+55 31 3649-1450

contato@bmaambiental.com.br

×