Biorremediação
Segundo a Wikipedia, a Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover – remediar – contaminações no ambiente.
Então, a biorremediação se baseia num processo tecnológico de remoção/redução da poluição e restauração da qualidade ambiental por meio da degradação dos poluentes utilizando microrganismos de ocorrência natural.
Uma das vantagens da biorremediação é que se trata de um processo de baixo custo, seguro, que traz benefícios ao meio ambiente e não afeta a população do entorno. Quando comparada a outros processos de descontaminação o baixo custo é o grande atrativo. Por outro lado, é um processo mais lento que os demais e susceptível a grandes alterações no processo por envolver organismos vivos, mas, nada que comprometa o resultado esperado desde que ocorra o monitoramento correto e adequado.
Podemos destacar, abaixo, algumas vantagens da biorremediação quando se trata da aplicação deste processo no tratamento de efluentes líquidos, em especifico, de efluente sanitário:
Eliminar mau cheiro;
Reduzir a formação de placas de gorduras;
Reduzir a periodicidade de limpeza das caixas de passagem ou de gordura;
Eliminar gastos com limpeza mecânica dos sistemas de tratamento;
Diminuir a necessidade de utilização da caminhões fossas;
Diminuir as pragas de esgotos, insetos de uma maneira geral;
Melhorar os níveis de DBO e outros parâmetros do efluente final.
De acordo com o tipo de tratamento, a biorremediação é denominada in situ, onde o processo de biodegradação ocorre no local contaminado, ou ex situ, onde o processo de biodegradação ocorre fora do local original da contaminação, como por exemplo numa unidade de tratamento terceirizado.
A escolha do tipo de biorremediação deve sempre levar em conta os poluentes, o custo dos processos e, principalmente, a concentração final do contaminante no término do tratamento. É importante atentar para as normas pertinentes no que diz respeito ao objetivo final da biorremediação, como por exemplo, se a condição final é aceitável para o descarte do resíduo e para o uso futuro da área.
Existem várias técnicas de biorremediação e dentre elas podemos citar a biorremediação natural, bioestimulação, bioaumentação, landfarmig, compostagem, fitorremediação, entre outras. São técnicas que promovem a biorremediação de compostos orgânicos através da degradação dos mesmos.
Consulte- nos para auxilia-lo a identificar a melhor solução para a sua necessidade.
BMA Ambiental, soluções naturalmente eficazes para o seu negocio.