contato@bmaambiental.com.br+55 31 3649-1450 | +55 31 99781-6390

  • Português

ESG BMA AMBIENTAL

ESG

BMA Ambiental

O ESG (Environmental, Social and Governance)

é composto por três pilares fundamentais: meio ambiente, social e governança, que são relacionadas à gestão das empresas e à forma como elas se posicionam no mercado, sendo utilizado como parâmetro de sustentabilidade.

Desenvolvimento Sustentável na Prática

A implementação de boas práticas muitas vezes demandará esforço externo à sua empresa. Para isso, é essencial contar com parceiros confiáveis, experientes e que tenham a sustentabilidade como um de seus pilares de atuação.

Conte com a BMA AMBIENTAL para alcançar este desenvolvimento sustentável.

Oferecemos uma série de soluções personalizadas para o desenvolvimento sustentável de cada cliente. Produtos: Supressores de Poeira, Hidrossemeadura, Linha AGRO para revegetação de áreas degradadas, tratamento de água e efluentes, além de SERVIÇOS de aplicação destes produtos, todos estes, ideais para auxiliar no atingimento dos ODS e das metas ambientais da agenda ESG.

Como parte integrante da nossa missão de promover um futuro sustentável, a BMA já atua com práticas voltadas para o ESG.

A sigla representa os pilares Ambiental, Social e de Governança, que guiam empresas comprometidas com um futuro mais sustentável e na BMA AMBIENTAL, isso é mais que um discurso, é prática diária. Entregamos experiências únicas, alinhadas às expectativas de nossos clientes, parceiros e comunidades, que se traduziram em excelentes resultados operacionais.
Nossas atividades buscam reduzir os impactos ambientais e sociais das operações, direcionando esforços na geração de valor para nossos clientes, com desenvolvimento sustentável e uma gestão ética, responsável e transparente.

Na dimensão ambiental, a BMA se dedica ao desenvolvimento de soluções que reduzem significativamente os impactos no meio ambiente, adotando medidas como:

AMBIENTAL

ECONOMIA CIRCULAR E GESTÃO DE RESÍDUOS

Gestão eficaz dos resíduos, reaproveitando e/ou destinando de forma correta as embalagens utilizadas;

Realização de logística reversa das embalagens dos produtos, garantindo o reaproveitamento ou descarte correto dos resíduos de produtos;

Implantação de programa de reciclagem e medição dos resíduos gerados: plásticos, papelão e papel com meta de redução de 98% até 2030.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Realização de testes de fumaça para controle de emissão de poluentes em 100% da sua frota até 2030;

Redução da idade média da frota até 2030, para até 6 anos de uso a partir da fabricação;

Aquisição de veículos elétricos/híbridos;

Redução de uso de energia da rede pública em até 70% até 2030, com aquisição de energia própria através de painéis solares;

GESTÃO AMBIENTAL E PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO

Aquisição de área verde, como forma de compensar impactos ambientais, promover a biodiversidade e contribuir para a sustentabilidade;

Compra de crédito de carbono, demonstrando o esforço da organização em reduzir sua pegada de carbono e combater as mudanças climáticas;

Desenvolvimento de Canteiro de Mudas, visando a restauração florestal e o apoio à biodiversidade.

SOCIAL

Com uma visão de longo prazo, a BMA constrói relações sólidas, transparentes e íntegras com os públicos de relacionamento, tendo como base que estes vínculos resultam em ganhos não só para a organização, mas para todos os envolvidos.

Colocamos as pessoas no centro, promovendo ações voltadas ao bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores.

Realizamos palestras, treinamentos e também nos envolvemos com a comunidade por meio de apoios culturais e ações sociais. Buscamos sempre evoluir como empresa, alinhando expectativas e traçando metas que agreguem valor a ambas as partes. Nossas metas são:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Aumentar o nº de colaboradores declarados negros, pardos, mestiços e indígenas;

Aumentar o % de colaboradores com ensino com Nível Técnico e Superior;

APOIO A COMUNIDADE LOCAL

Aumentar o número de participações em Projetos Voluntariado e/ou doações até 2030;

Realização de Palestras voltadas para Meio Ambiente em escolas locais.

TREINAMENTOS COM COLABORADORES

Alcançar melhorias nas Relações e Práticas no Trabalho, com a realização semanal de Diálogo Semanal de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente.

GOVERNANÇA

A BMA se se mantém comprometida com a ética, a integridade e a responsabilidade social. Prezando por esses valores, nossas ações são pautadas em um sistema robusto de práticas e estruturas internas, que garantem que nossa governança seja aplicada com responsabilidade em todos os âmbitos da organização, com o foco em geração de valor para nossos stakeholders.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA

Presença feminina nos cargos de liderança, proporcionando melhores resultados em critérios ESG;

Se apresentando como uma empresa familiar, a BMA adota critérios e práticas ESG, objetivando uma visão a longo prazo e para longevidade dos negócios para as próximas gerações;

O Conselho de Administração é o mais alto órgão de governança/administrativo da organização, orientando e decidindo sobre questões estratégicas envolvendo todos os negócios.

DIVULGAÇÃO RESULTADOS

Divulga de forma clara e transparente de informações relevantes sobre a empresa, incluindo dados sobre desempenho ambiental, social e de governança;

Realiza o mapeamento e gestão de Riscos da empresa;

ANTICORRUPÇÃO

Realização de treinamento em 100% dos colaboradores, sobre Código de Ética e de Conduta, Política Anticorrupção e o uso adequado da Ouvidoria;

A BMA assegura que todas as transações envolvendo partes relacionadas sejam realizadas com bases nas Políticas de Compliance.

CANAIS DE DENÚNCIAS PARA REPORTE DE COMPORTAMENTOS ANTIÉTICOS

Mantemos um Canal de Ouvidoria acessível a todos os colaboradores, clientes, fornecedores e terceirizados, com o objetivo de permitir o reporte de situações que possam violar a legislação ou as políticas internas da BMA;

Os registros dos relatos são confidenciais e de acordo com a LGPD, podendo ser realizados através de e-mail ou telefone, disponibilizados nas redes sociais da BMA, assim, reforçamos o nosso compromisso em manter um ambiente ético, íntegro e seguro para todos os nossos públicos de relacionamento, com canais transparentes e confiáveis.

Seguimos comprometidos em construir um futuro mais sustentável, com foco em inovação e excelência nos processos. Assumimos a responsabilidade de tomar decisões que fortaleçam e evoluam a organização a longo prazo de forma sustentável, proporcionando benefícios financeiros e operacionais determinantes para garantir sua lucratividade.

APOIOS CULTURAIS/ESPORTIVOS

Patrocínio Evento Esportivo

Seminário de MUAY THAI com a participação dos atletas campeões Bárbara Aguiar e Júlio Lobo direto da Tailândia.

Festival Internacional de Corais

Natal Solidário

Instituto São Jerônimo

Apoio Evento Esportivo

Sertões MTB

Apoio Cultural

Festival Internacional de Corais

CERTIFICAÇÕES

ISO 9001:2015

SELO VERDE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

SELO DE RESTAURADOR AMBIENTAL EM PARCERIA COM A ABUNDANCE BRASIL COM AQUISIÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS

AÇÕES INTERNAS

Gestão de resíduos: Programa Reciclagem BMA

Treinamento de Capacitação aos Colaboradores da BMA

EMPRESA FAMILIAR QUE SE ORIENTA NOS CRITÉRIOS ESG.

Com objetivo de obter e contribuir diretamente para a visão a longo prazo e para longevidade dos negócios, a BMA como empresa familiar, adota critérios e práticas ESG se posicionando para o futuro e deixando um verdadeiro legado para as próximas gerações.

LIDERANÇA FEMININA

Acreditamos que ESG não é algo que você faz, é tudo que você faz e como você faz. Com mulheres nos cargos de liderança, a BMA Ambiental promove a diversidade, inclusão e inovação. As mulheres desempenham um papel essencial na transformação dos negócios, trazendo uma abordagem mais holística e inclusiva para a sustentabilidade empresarial.

Av. Dr. Ângelo Teixeira da Costa, 755 Galpão A Distrito Industrial IV Santa Luzia – MG

+55 31 3649-1450

contato@bmaambiental.com.br